CRM investimento
por JA
Caso as previsões da Jupiter Research estejam correctas, num estudo apresentado recentemente, a publicidade on-line ai representar 9% dos investimento em publicidade nos Estados Unidos em 2011.
O montante global em publicidade no meio virtual vai movimentar perto de 20 mil milhões de euros dos investimentos publicitários apenas nos Estados Unidos, sendo que os motores de busca serão os principais estímulos a este crescimento.Pelas entrevistas obtidas, a pesquisa estima ainda que o número de pessoas que procura serviços de atendimento ao consumidor por meio da Internet vai subir de 67 milhões em 2005 para 130 milhões em 2007, só nos Estados Unidos.
A navegação pela internet produz uma grande quantidade de informações, que podem ser capturadas e utilizadas das mais diversas maneiras. Cookies inseridos pelos servidores no navegador do utilizador, dados que ele próprio digita para receber informações ou adquirir mercadorias, registados para a recepção de newsletter e para o acesso a informações on-line, acabam por ser depositadas em grandes bases de dados e servem para orientar o marketing das empresas na hora proporcionar mais motivos de compra a esse e outros cibernautas.Da web ao e-intelligence
Os dados mais simples são aqueles mais comuns, como o nome, endereço, telefone e os detalhes habituais. Mas na web há dados adicionais muito interessantes para o gestor de marketing: o horário da compra, a origem do cibernauta, o internet provider de acesso, o país de origem, o operador que usa para a conexão, páginas por onde ele passou, tudo é importante para a construção do seu perfil de cliente. Cada operação de e-commerce vai procurar saber exatamente qual dessas características significa uma oportunidade para a venda de um produto ou serviço e potenciar um melhor conhecimento do cliente. O estudo e o tratamento desses dados são alvo para os software de CRM (customer relationship management), que dão respostas precisas para as empresas.
A Jupiter Media Metrix estimou também que 74% das empresas americanas vão gastar mais dinheiro com CRM em 2007 do que gastaram em 2005.Este investimento na internet potencia outra vertente da comunicação virtual, a blogosfera, a ponto de justificar o estudo de uma das maiores consultoras mundais de relações públicas, a Edelman, sugestivamente intitulado "Trust “MEdia”Why the Average Person is Finally Getting Heard - The 1.0 Guide to the Blogosphere for Marketers & Company Stakeholders - First in a Series of New Communications & Word-of-Mouth Marketing"
Tags: crm investimento, blog, business, marketing, customer relationship management, reviews, software, technology, tech, weblogs, customer, microsoft, call center, news, small business, crm software, sales, business strategy, customer experience, erp, siebel
Blogalaxia Tags: crm investimiento, crm, blog, negocio, weblog, emarketing, customer relationship management, internet, ventas, cliente, novidades, ordenadores, software, tecnologia, crm blog, comprar, noticias, oponion, resultados, marketing