Investir na internet tem a vantagem de ser mais dirigido que a publicidade de massas, outdoor ou em tv. A realidade dos números de investimento publicitário crescente é prova irrefutável da emergência deste canal e das áreas de desenvolvimento associadas como a gestão de conteúdos, a edição de conteúdos, a produção multimédia, a SEO-search engine optimization, a analitic data content para os mecanismos de pesquisa, o research, entre outras. Em 2007, a internet será o meio que mais vai crescer em Portugal no investimento publicitário, 80% superior em igual período homólogo, o mercado on-line sobe para 2% e o marcado global português da publicidade crescerá cerca de 3,5%, segundo as estimativas da Omnicom Media Group Portugal. Também no Brasil já havíamos dado conta de outra das prováveis razões pelas quais vale a pena investir na net. O factor mais estranho nesta abordagem económico-financeira do investimento publicitário surge pela ausência da componente da comunicação dita below-the-line, uma vez que ficaram de fora não só as acções objectivas de publicidade de operação no terreno, reconhecidas com forte crescimento por esta fonte de opinião e por estas contarem com interessantes elementos interactivos de web design, animação 3D, blogs, micro-sites, brand sites, banner, entre outras iniciativas. Valha o reconhecimento pela Omnicom de que são importantes e significativas fontes de receitas para os grupos de media, designadamente no soft-sponsoring e branded-content, bem como pelas iniciativas de agências de media se certificarem como Google Adwords Certified Company, estimamos que o investimento publicitário nas acções de field marketing representa entre 2 a 5% e no global do below-the-line representará cerca de 10% do investimento publicitário global em Portugal.