TRANSLATE

5.9.07

Portugal - Que marca?

Com tanto investimento em comunicação e em fortalecer a vontade do investimento estrangeiro vir para Portugal, agora veio mais uma machadada sobre o pretenso resultado do investimento e os objectivos de sucessivas campanhas justificadas com milhares de euros, inclusivé na mudança de divulgação de uma região com raízes culturais árabes, foi rebaptizada nesta nova cruzada tecnológica.

A marca nacional, desta feita, Portugal não conseguiu melhor do que o 20º lugar no ranking The Anholt Nation Brands Index. A Global Market Insite questionou a imagem nacional junto de um painel de 25 mil inquiridos em todo o mundo, e dos 38 nomeados, Portugal não chega a meio da lista e com um desempenho inferior ao da G´recia, enquanto Espanha, um dos principais concorrentes fica na 12ª posição.

No top dos três lugares cimeiros, surgem o Reino Unido, Alemanha e França como marcas nacionais mais valiosas, considerando um conjunto de seis factores que passam pela cultura e herança histórica, investimento e imigração, ‘governance', população, turismo e exportações.

O que nos falta aprender, depois destes anos no seio da UE e quando saímos do quadro de honra dos bons alunos?

Social BookmarkAdd to Google Reader or Homepage